Fatores de riscos para o desenvolvimento da criança e/ou adolescentes

As crianças e adolescentes quando em contato com o ambiente social vivenciam experiências desafiadoras, que demandam respostas de interação e ajustamento ao meio. Os comportamentos são mantidos por conseqüências reforçadoras diante de estímulos sensorialmente captados e interpretados na relação com seu ambiente social. No ambiente existem muitos fatores de risco que vão contra o aprendizado de comportamentos sociais saudáveis, como por exemplo, as crianças e adolescentes que são maltratadas em seu ambiente familiar, seja por falta de recursos econômicos, alimentação, violência psicológica, abuso, negligência e entre outros.

Estes fatores de risco causam efeitos profundamente negativos no desenvolvimento da criança e adolescente, as sequelas que abrangem grande variedade de domínios do desenvolvimento, incluindo as áreas da cognição, linguagem, desempenho acadêmico e desenvolvimento sócio-emocional. As crianças e adolescentes, geralmente, apresentam déficit em suas habilidades de regular afeto e no comportamento social/afetivo em geral, o que dificulta o estabelecimento de vínculos e relações com o meio ambiente inserido.

Com todos estes fatores de riscos ao desenvolvimento infantil, torna-se necessário, que os profissionais que atuam junto à infância e adolescência, tomem conhecimento de cada um desses fatores, minimizando crenças e questões pessoais que possam contradizer a identificação de tal risco, bem como sejam conscientizados de sua importância como possíveis analistas e possam intervir denunciando, tendo como objetivo o bem-estar da criança ou do adolescente.

 

Dentre tais profissionais podemos destacar: professores/educadores/orientadores, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistências sociais ou responsáveis por estabelecimento de atenção a saúde e ensino fundamental, ONGs, pré-escola ou creche, dentre outros. Nesse contexto, destaca-se o papel ímpar dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Segundo o site da secretária da família e do desenvolvimento social.

“O serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos são um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Os profissionais que cuidam do bem-estar da criança (equivalentes ao Conselheiro Tutelar no Brasil), podem ser guiados na formulação de questões relevantes quanto a estratégias de proteção da própria criança. Tal fonte afirma a necessidade de que tais profissionais identifiquem os pontos fortes, as fraquezas e as habilidades de todos os membros da família para proteger de modo eficaz suas crianças.”

Com tudo que foi citado, vale ressaltar a importância da relação Criança ou Adolescente + Família + Escola + Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos.

Esta interação entre serviços e família corrobora para o fortalecimento de parcerias e no desenvolvimento biopsicossocial da criança e do adolescente, bem como, no desenvolvimento saudável de comportamentos sociais e intrapessoais.

Fonte: http://www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br/pagina-1277.html

Por: Ana Nykelly G. Rodrigues