Iniciaremos com a definição dos termos “gestão” e “terceiro setor”. Segundo o dicionário, gestão é o ato de gerir, administração, gerência. Já o terceiro setor é o conjunto composto por entidades privadas da sociedade civil, que prestam atividade de interesse social, por iniciativa privada, sem fins lucrativos. Portanto, temos um grande desafio que é fazer a gestão no terceiro setor, gerir uma entidade sem fins lucrativos.
Os desafios são amplos: efetivar uma gestão eficiente; tornar o ambiente favorável, englobando satisfação dos colaboradores e atendidos; prestar serviços úteis e de acordo com a realidade da região; manter a missão enraizada e os valores bem definidos como transparência e credibilidade. Para uma boa gestão, fazem-se necessários bons planejamentos, projetos sustentáveis, controles internos, procedimentos, indicadores, tudo com padronizações e papéis claros. Nesse processo para obter sucesso e conseguir lidar com a escassez de recursos é fundamental bons líderes que devem buscar ferramentas adequadas, criatividade e inovação que não podem faltar para o sucesso.
Uma das fragilidades do setor está na equipe, que necessita de constantes treinamentos, fortalecimento e olhar humano, tendo em vista a complexidade do dia a dia na área social. Uma equipe motivada vai além dos recursos financeiros. Todos devem estar alinhados com a causa, fazendo a diferença com os atendimentos e sendo a diferença que gostariam de ver no mundo. Essa é a vantagem do trabalho do terceiro setor, o interesse social. A valorização / motivação da equipe faz a diferença no resultado final. Constantemente precisamos avaliar resultados atingidos para possíveis mudanças de planejamento. A gestão eficiente também precisa resolver problemas, superar obstáculos para atingir o objetivo esperado.
Entidades se veem obrigadas a enfrentar um grande desafio que é a captação de recursos, devido à escassez e competitividade. É importante a transparência nas prestações de contas e mostrar os resultados para obter bons relacionamentos com doadores. É fundamental também a fidelização dos parceiros para a continuidade das ações e sustentabilidade da Organização. Não há gestão sem uma boa pratica usada para administrar os processos e alcançar as metas.
A gestão é necessária para dar um salto de qualidade. Hoje em dia o terceiro setor já está cada vez mais vendo a necessidade da profissionalização e crescendo, onde além dos benefícios internos, torna-se um diferencial de destaque nos resultados apresentados, tornando processos mais produtivos e bem planejados. O terceiro setor é essencial para redução da desigualdade social, na evolução social, na promoção de sociedade mais justa e solidária, portanto, o caminho é fazer a gestão e desenvolver sempre as organizações, como consequência teremos atendimentos e resultados de excelência.
Por: Simone Rezende