FUNDAMENTO LEGAL
De acordo com o art. 429 da CLT, os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e a matricular número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento.
Considera-se aprendiz o maior de 14 anos e o menor de 24 anos de idade.
Condições para contratação: Anotação na CTPS; Matrícula e frequência à escola (caso não concluído o ensino fundamental); Inscrição em programa de aprendizagem de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica.
NOSSOS DIFERENCIAIS
Projeto recomendado pelo UNICEF.
Parceria com diretores e professores nas escolas para identificação dos jovens que querem seguir no caminho do desenvolvimento pessoal / profissional.
Monitoramento dos aprendizes.
Estamos preocupados com a inserção do jovem na sociedade. Trabalhamos para ter cidadãos de bem, acima de tudo!
Infraestrutura completa para melhor atender as necessidades.
Aconselhamento psicológico e de carreira conduzido por profissionais especializados.
COMO FUNCIONA?
Juntamente com um profissional da instituição são definidas as funções que o jovem irá exercer em seu aprendizado prático (na empresa conveniada).
A Vivenda indica jovens – dentro do perfil do programa de aprendizado prático – para entrevistas e seleção.
O jovem selecionado é encaminhado para a empresa a partir da formalização do respectivo contrato com a assistência de um dos seus representantes legais. O jovem tem 4 dias na semana de aprendizado prático e 1 dia na Vivenda de aprendizado teórico – durante todo o contrato.
As 80h iniciais do contrato serão dedicadas exclusivamente à formação teórica na Instituição formadora.
CURSO PREPARATÓRIO – JOVEM APRENDIZ
Auxiliar Administrativo
Carga horária teórica: 552 horas/aula.
Objetivos: desenvolver habilidades para trabalhar em equipe; fortalecer os pontos fortes individuais; conscientizar da responsabilidade pessoal sobre os próprios resultados e com o futuro; destacar a importância do planejamento para alcançar os objetivos; introduzir o jovem no mundo do trabalho (rotinas, documentos e leis); melhorar a comunicação (apresentação pessoal, entrevista de emprego e relações sociais).